Artigos > Ecologia e Desenvolvimento Sustentado
  • Ecologia e Desenvolvimento Sustentado
    José Aristides Marcondes de Moura 07/12/06

    O conceito de desenvolvimento sustentado, é de suma importância na compatibilização das necessidades de desenvolvimento e preservação do meio ambiente.



    A consciência das sociedades e os esforços no que se refere ao aprimoramento tecnológico têm se encarregado de demonstrar que tal compatibilização não é apenas possível, mas que pode ser produtiva. Trata-se, somente, de uma questão de vontade política e determinação.



    Aqui mesmo no Brasil, é possível observar várias experiências notáveis que vêm sendo conduzidas por muitas empresas no sentido de continuar promovendo o desenvolvimento com observância dos rigorosos padrões de qualidade do meio ambiente. È justamente no estabelecimento de diretrizes que compatibilizam o crescimento industrial com a preservação do patrimônio ambiental que deverão estar centradas as atenções das autoridades e dos governos, responsáveis pela implementação de políticas ambientais.



    Ao contrário do que podem imaginar os mais céticos, cuidados desse tipo revertem favoravelmente à sociedade, bem como ás próprias empresas, no que se refere à sua imagem e ao respeito das comunidades onde estão inseridas.


    Todas as questões daí derivadas estão associadas à própria compreensão que os países do primeiro mundo venham a ter sobre o seu papel de importantes provedores de meios para que se consolide, de fato, o conceito de desenvolvimento sustentado.



    Principais responsáveis , através da dinâmica de suas economias, pela utilização de um patrimônio ambiental que pertence, em ultima análise, à humanidade, espera -se que as nações mais desenvolvidas entendam que lhes cabe prover os recursos financeiros e tecnológicos que permitam aos paises em desenvolvimento adotar as providências capazes de preservar o meio ambiente , sem que lhes seja obstado o imprescindível crescimento.



    Sendo o Brasil um país em desenvolvimento e detentor de uma das maiores reservas de recursos naturais de todo o mundo, poderá dar uma inestimável contribuição para a melhoria global do meio ambiente .



    A preservação de suas reservas naturais, notadamente no que se refere à Região Amazônica , será de grande importância para o equilíbrio ambiental de todo o planeta.
Avenida Nilo Peçanha, nº 50, sala 2108 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20020-906 - Tel.: (55-21) 3231-7705